31
Março
2017

Denúncias que matam

Denúncias que matam

Ela era uma famosa toxicologista norte-americana, ele um famoso biólogo argentino. Marion Copley e Andrés Carrasco morreram com uma diferença de poucos meses, entre 2013 e 2014, sendo que nos últimos anos de suas vidas tiveram dois grandes pontos em comum: denunciaram os efeitos do glifosato. Foram atacados e difamados por parte das empresas do agronegócio e por muitos de seus colegas. Ambos defendiam também um “modelo de ciência comprometido com a sociedade”.

31
Março
2017

Impactos das reformas trabalhistas no mundo

Impactos das reformas trabalhistas no mundo

No Brasil, iniciativas dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário visam à promoção de mudanças nas regras e normas trabalhistas, o que trará grande impacto sobre o sistema de relações de trabalho, as formas de contratação, a jornada de trabalho, a remuneração, as condições de trabalho, os sistemas de negociação coletiva, o direito de greve, a organização e o financiamento sindical.

28
Março
2017

Empresas de papel

Empresas de papel

Na quarta feira, 22, o Congresso brasileiro aprovou, furtivamente, o projeto de lei que estende as terceirizações a todas as atividades empresariais, flexibilizando ainda mais as relações trabalhistas no país. Jair Krischke, presidente do Movimento de Justiça e Direitos Humanos de Porto Alegre e assessor da Rel-UITA, conversou com A Rel sobre este assunto.

28
Março
2017

Precariedade trabalhista

Precariedade trabalhista

O problema da precariedade trabalhista afeta quase por igual aos trabalhadores do Sul e do Norte, como se vê nos casos de Brasil e Espanha. Na quinta, 23, um dia depois de o Brasil aprovar a lei de terceirização, os presidentes das centrais sindicais UGT, CUT, Força Sindical, CTB, NCST e CSB publicaram uma carta conjunta em que repudiaram o texto por “condenação do trabalhador à escravidão”. “O trabalhador ganhará menos, trabalhará mais e estará mais exposto a acidentes de trabalho”, acrescenta a carta, recordando que o Brasil ocupa o quarto lugar no ranking de acidentes de trabalho devido à extensão do trabalho precário. Não muito diferente a situação da Espanha.

28
Março
2017
Brasil | Sociedad | DIREITOS

É preciso proteger a dignidade e a cidadania

É preciso proteger a dignidade e a cidadania

A Associação Nacional dos Magistrados da Justiça do Trabalho (Anamatra), entidade que representa cerca de 4 mil juízes do Trabalho, tendo em vista a aprovação, na noite de quarta-feira (22/3), do Projeto de Lei (PL) nº 4.302/1998, que regulamenta a terceirização nas atividades meio e fim, bem como na iniciativa privada e no serviço público, vem a público se manifestar nos seguintes termos:

27
Março
2017

Eu digo NÃO a terceirização

“Um produto na prateleira pode esconder uma triste realidade vivida por um trabalhador. É esse o Brasil que você quer para as próximas gerações? Eu digo não para terceirização”.

<<  7 8 9 10 11 [1213 14 15 16  >>